quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Tempos Modernos
Modern Times
Ano: 1936
Género: Comédia, drama
Realizador: Charles Chaplin
Elenco:  Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman
Descrição: Sátira social à sociedade industrial, nuns Estados Unidos da América em plena depressão. Este filme escrito, realizado e produzido por Charlie Chaplin é ainda um filme mudo, mas o primeiro a utilizar efeitos sonoros.

Chapéu Alto
Top Hat
Ano: 1935
Género: Comédia, musical
Realizador:  Mark Sandrich
Elenco: Fred Astaire, Ginger Rogers, Edward Everett Horton
Descrição: Um dos momentos maiores do cinema musical e o mais popular da dupla Astaire-Rogers, onde se destacam os números «Isn’t It a Lovely Day?» e «No Strings». Com os dois e, em especial o espectacular «Top Hat, White Tie and Tails» com Astaire e uma legião de «clones» que é uma perfeita homenagem ao grande bailarino. E a belíssima música de Irving Berlin com 11 melodias, entre elas «Cheek to Cheek» (nomeada para o Óscar) e «ThePiccolino».

Os 39 degraus
The 39 steps
Ano: 1935
Género: Acção, mistério
Realizador: Alfred Hitchcock
Elenco: Robert Donat, Madeleine Carroll, Lucie Mannheim
Descrição: De férias em Inglaterra Richard Hannay, assiste a um musical. De repente, são disparados tiros gerando uma enorme confusão. Dirigindo-se para a saída, Hannay encontra uma mulher que lhe pede ajuda, alegando que a sua vida corre perigo. Nessa mesma madrugada, a jovem mulher é assassinada no apartamento de Hannay, que assim se vê envolvido na busca de um espião profissional, ao mesmo tempo que tenta provar a sua inocência pelo um crime que não cometera...
Confins
Okraina
Ano: 1931
Género: Drama, Guerra
Realizador: Boris Barnet
Elenco: Aleksandr Chistyakov, Sergei Komarov, Yelena Kuzmina
Descrição: O cenário é uma pequena aldeia na Rússia em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial se inicia. O filme fala da vida de pessoas comuns de modo inicialmente cómico, mas que, aos poucos, torna-se mais sombrio. Apesar do conflito bélico e da revolução soviética que se aproxima, os moradores continuam levando a sua vida de sempre, sem grandes preocupações.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Frankenstein
Frankenstein
Ano: 1931
Género: Ficção Científica, Terror
Realizador: James Whale
Elenco: Colin Clive, Mae Clarke, Boris Karloff
Descrição: As origens do cinema de terror, inspirado na obra de Mary Shelley. Boris Karloff na pele do monstro que recebe o nome do seu criador.
Drácula
Dracula
Ano: 1931
Género: Terror
Realizador: Tod Browning, and 1 more credit »
Elenco: Bela Lugosi, Helen Chandler, David Manners
Descrição: Drácula (Bela Lugosi) é um conde vindo dos Cárpatos que aterroriza Londres por carregar uma maldição que o obriga a beber sangue humano para sobreviver. Após transformar uma jovem em vampira ele concentra suas atenções em uma amiga dela, mas o pai da próxima vítima se chama Van Helsing (Edward Van Sloan), um cientista holandês especialista em vampiros que pode acabar com seu reinado de terror.
Luzes da Cidade
City Lights
Ano: 1931
Género:Comédia, Drama
Realizador: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Virginia Cherrill, Florence Lee
Descrição: Os filmes sonoros já dominavam o cinema quando Charlie Chaplin decidiu desafiar as convenções e realizar um novo filme mudo, deixando apenas a música e os efeitos sonoros. Do principio ao fim, o eco nos corações e as gargalhadas sentidas dos seus espectadores fez com que fosse escolhido em 1998 para integrar a lista dos 100 Melhores Filmes Americanos de sempre elaborada pelo American Film Institute. A história, que narra a tentativa do Vagabundo para encontrar o dinheiro necessário para uma operação que iria restituir a vista a uma jovem vendedora de flores cega, é repleta de emoções fortes e situações hilariantes. O Vagabundo transforma-se num homem do lixo, num boxeur, num falso rico, e no salvador de um milionário com intentos suicidas.

Matou
M
Ano:1931
Genero: Thriller
Realizador: Fritz Lang
Elenco: Peter Lorre, Ellen Widmann, Inge Landgut
Descrição: Mais do que a descrição de um caso autêntico (o "vampiro" de Dusseldorf, um assassino de crianças), Lang faz um retrato da Alemanha mergulhada na depressão económica e nas vésperas da chegada dos nazis ao poder. O filme também assinala uma importante viragem na obra de Lang, que abandona com ele, e por muito tempo, os argumentos "folhetinescos" que tinham suscitado tantas das suas obras-primas. Peter Lorre no papel da sua vida.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Outubro
Oktyabr
Ano: 1928
Género: drama
Realizador: Grigori Aleksandrov, Sergei M. Eisenstein
Elenco: Boris Livanov, Nikolay Popov, Vasili Nikandrov
Descrição: Reconstituição da Revolução Bolchevista de 1917, co-dirigida por um dos maiores cineastas de todos os tempos, feito em 1927 para comemorar o décimo aniversário da Revolução Bolchevique, a pedido do Comitê Central Soviético da URSS. Mostra como, naquele ano, o povo com fome, liderado por Lenin, toma o Palácio de Inverno. Entre as sequências famosas está o massacre ao redor das pontes de São Petersburgo. O roteiro foi inspirado no best-seller do jornalista americano John Reed . Participaram deste filme operários, soldados e marinheiros que estavam na revolução. O director utiliza métodos experimentais e sofisticados de montagem de forma impressionante, e, por meio de tais recursos, comunica ideias abstractas e o conceito das massas como herói. Filme obrigatório aos amantes da sétima arte por sua criatividade e forte apelo político e social.
O hóspede
The Lodger: A Story of the London Fog
Ano: 1927
Género: crime
Realizador: Alfred Hitchcock
Elenco: June, Ivor Novello, Marie Ault
Descrição: Um assassino em série conhecido como “O Vingador” está à solta em Londres, matando mulheres loiras. Um homem misterioso chega à casa do Sr. e Sra. Bunting à procura de um quarto para alugar. A filha do Bunting é uma modelo loira e está namorando com um dos detectives designados para o caso. O detective fica com ciúmes e começa a suspeitar que ele possa ser o vingador.
Metroplolis
Metrolpolis
Ano: 1927
Género: drama
Realizador: Fritz Lang
Elenco: Brigitte Helm, Alfred Abel, Gustav Fröhlich
Descrição:Uma parábola sobre as relações sociais numa cidade do futuro. Os privilegiados vivem nas alturas, enquanto a massa de trabalhadores oprimidos vive nos subterrâneos. No entanto, no desenlace, haverá uma reconciliação artificial entre as classes.

sábado, 5 de outubro de 2013

Nosferatu, o vampiro
Nosferatu, eine Symphonie des Grauens
Ano:1922
Género: Terror
Realizador: F.W. Murnau 
Elenco:Max Schreck, Greta Schröder, Ruth Landshoff
Descrição:A primeira e mais célebre adaptação ao cinema do romance de Bram Stoker Dracula. Uma obra-prima do cinema de terror.